Sábado, 5 de Abril de 2008

Novos tempos

 

Estamos nos novos tempos, a mudança constante que a sociedade global nos incute está a nos transformar a uma velocidade vertiginosa.

 

Hoje dia 5 de Abril dia escolhido pela LPN para plantar arvores no Vale Gonçalinho , actividade aberta á população em que se espera uma boa participação, fez-me reflectir um pouco sobre a velocidade da transformação .

 

Tal como a agua as arvores são essências para a vida no processo de transformação precisamos das arvores para a retenção do CO2 e a produção do O2 fundamental para a vida.

 

Sendo esta uma verdade, centenária combinada de forma sábia durante séculos em que o homem utilizou as arvores como fonte multiplicadora de vida, utilizando os seu frutos na alimentação, a  sua madeira da limpeza ou do seu abate nas mais diversas aplicações, usavam-se sistemas extensivos em que as coisas se desenvolviam de forma natural numa combinação perfeita entre os diversos elementos, hoje a cultura mudou a grande velocidade, a nossa preocupação no bem estar incutida pela globalização fez-nos esquecer de princípios elementares.

 

Vamos ser mais precisos,

 

Está em moda usar um bom azeite, mas ninguém se preocupa muito como ele é produzido, hoje está a se transformar a paisagem do nosso Alentejo plantando olival em sistema intensivo em grandes áreas , no passado tínhamos olival em sistema extensivo, hoje as arvores são criadas tipos frangos de aviario , todos os nutrientes lhe são injectados na água, no passado as arvores cresciam naturalmente e como temos muitas arvores centenárias, é sinal que o método era eficiente.

A paisagem está a mudar, o habitat natural para a fauna tradicional e originaria da nossa região está a desaparecer, mas o povo está sereno porque á mesa o que aparece é o azeite produzido em Portugal a falar espanhol, que nos matou a fauna, que nos modificou a paisagem e que nos tornou os solos estéreis . Mas temos óleo de olivas!!!!!!!

 

A globalização criou os novos tempos e com eles as novas vontades, onde estão os que combateram contra os "calitros" que á quinze ou dezasseis anos estiveram a um passo de entrar no concelho na altura falaram mais alto os valores da tradição, hoje a globalização tudo transformou.

 

Sendo nós adeptos do desenvolvimento económico , somos contra ao desenvolvimento que não tem em conta a sustentabilidade e que não nos assegura os recursos para o futuro.

 

O ministério da agricultura quando permite a plantação de sobreiros obriga á plantação de uma desensidade de arvores gigantesca por hectare , sendo um defensor do sobreiro, tenho muita dificuldade em perceber esta pratica em que as arvores estão literalmente em cima umas da outras como vai ser no futuro, e se um dia existir um azar, pragas,  incêndio , ou outro, como vamos fazer o combate, logo se vê!

Mas temos sobreiros, e com subsídios a 20 anos!!!!!!! Riqueza que vai ficar mas podia ser mais sustentada.

 

Temos que chegar a um extremos para se iniciar uma mudança é pena mas lá está a globalização apaga das mentes a consciência que sábiamente nos guiou durante gerações.

 

Este é um post de revolva que apela á consciência colectiva, um momento de reflexão sobre o futuro!

 

Plantem muitas arvores e tenham um bom dia!

Manuel Mestre

 

 

  

 

 

 

    

 

publicado por castromaisverde às 08:22
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Manuel Antonio Domingos a 9 de Abril de 2008 às 15:28
POIS É SÃO OS SINAIS DOS TEMPOS.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Boa tarde

. Tradicionais Festas em Sa...

. Sr. Presidente devolva o ...

. Festejos do Foral de Cast...

. Por cá....

. Na reserva mas de olho!

. Castromaisverde vai fazer...

. Matemática Politica em Ca...

. Caeiros renuncia ao manda...

. PS adianta trabalho para ...

.arquivos

. Julho 2013

. Agosto 2011

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Julho 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.Visitantes

cocheshoteles nicaraguaClasificadosmascotasteta

.Visitantes Online

online

.Relógio

blogs SAPO

.subscrever feeds