Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007

Alcoviteira

Olá boa noite,

 encontrei um texto extremamente interessante sobre uma personagem sempre presente no nosso quotidiano a "Alcoviteira", existe sempre esta peça nas nossas sociedades, em que a sua mente se rege sempre pelo seguinte  principio " A galinha da vizinha é mais gorda que a minha", nos nossos dias esta personagem surge mais refinada. 

 

Nunca tenha eu estudado letras a minha formação enquadrou-se nas engenharias e na gestão, sempre gostei da escrita de Gil Vicente, ainda hoje a considero muito actual encontrando muitas semelhanças com a nossa realidade.  

 

Alcoviteira

na obra de Gil Vicente

A alcoviteira é uma personagem que surge em várias obras de Gil Vicente. Trata-se de uma personagem recorrente no teatro ibérico contemporâneo deste dramaturgo e que corresponde a uma figura e a uma actividade reais, na sociedade da época. As alcoviteiras dedicavam-se a combinar casamentos e a desviar raparigas jovens para a prostituição. A actividade, proibida por lei (as ordenações manuelinas condenam-nas), era encoberta por uma série de outras, e, assim, as alcoviteiras diziam-se bordadeiras e fabricantes de cosméticos. Consideradas bruxas pela população, eram açoitadas em público.

 

Uma das alcoviteiras mais célebres de Gil Vicente é Brísida Vaz, do Auto da Barca do Inferno. Nesta peça, ela surge perante o Anjo, pretendendo embarcar na barca do Paraíso. Tal como as outras personagens, transporta um carregamento caracterizador dos seus pecados. Brísida Vaz manifesta estranheza face à recusa do Anjo em embarcá-la. Pretende convencê-lo de que a sua actividade não era pecaminosa e chega a ter-se como mártir da justiça pelos açoites que levou. Procura demover o Anjo, seduzindo-o com uma linguagem doce. A alcoviteira funciona, aqui, como fonte de cómico, não só pela sua presença física, mas também pelos equívocos de linguagem. Ao referir-se à sua actividade, utiliza termos religiosos, como converter e salvar as raparigas. Ao mesmo tempo que se denuncia a si, acaba também por denunciar aqueles que (como os clérigos) recorrem aos seus serviços. Apesar dos seus esforços, não consegue convencer o Anjo, acabando por seguir na barca do Inferno. É, assim, condenada no tribunal moral de Gil Vicente.

 

Na Farsa de Inês Pereira surge também uma alcoviteira, Leonor Vaz, embora numa versão um pouco mais moderada. No Velho da Horta, é Branca Gil quem consegue extorquir ao velho apaixonado o seu dinheiro, levando-o a acreditar que conseguirá, para ele, os favores de uma jovem. Também no Auto das Fadas surge uma alcoviteira, Genebra Pereira, assim como no Juiz da Beira e na Comédia do Viúvo.

 

A alcoviteira não é uma figura individualizada, mas sim um tipo social e humano que, com algumas variantes, Gil Vicente utiliza no seu teatro, pondo a nu uma das várias formas de corrupção da sociedade sua contemporânea.

 

 

Texto retirado e adaptado do site:  http://www.universal.pt/

 

publicado por castromaisverde às 22:45
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De rbl a 27 de Setembro de 2007 às 00:23
Granda prfª Alice!!!
Afinal o Gil Vicente das Barcas era o mesmo da Custódia ou não? Hum?
Isso agora...
Vá-se lá saber quem escreve o quê ou quem faz coisas que se vejam, palpáveis, agradáveis à vista e preciosas, assim tipo a Custódia de Belém.
Vá-se lá saber quem era o Gil...


rbl


De rbl a 27 de Setembro de 2007 às 00:38
Granda profª Alice!!!
Afinal o Gil Vicente era o das Barcas ou o da Custódia, hum?
Afinal quem é que escreveu o quê ou quem é que fez coisas bonitas, palpáveis, valiosas, preciosas e brilhantes, asssim tipo a Custódia de Belém(sem demérito para Os Autos e outros)?
Parece que ninguém se entende sobre qual era o Gil.
Na volta era algum assim tipo Dr Jekyll and Mr Hyde, bipolar, ou alguma dessas patologias agora tão em voga.

O certo é que o tal Gil que escreveu Os Autos, ainda agora no séc XXI diria muito mais coisas acertadas que eu próprio, rbl.

Que dúvidas não hajam.


rbl


De rbl a 27 de Setembro de 2007 às 00:41
(não é a bêbeda, é mesmo a net que tá marada e, quando escrevi o primeiro comentário, dizia: "o internet explorer não seio o quê..."

tentei expresssar o mesmo nos dois


rbl


De avec le temps a 27 de Setembro de 2007 às 12:45
gosto deste Portuguesismo das morais. Pena mesmo é que em cada um de nós ( e nao sou especial nem me excluo) existe sempre uma personagem grotesca do tipo alcoviteira. Umas vezes vitima, outras vezes dedo acusatório mas endeusar o Portuguesismo é também endeusar este povo inculto e incapaz que desde há séculos prefere confiar na providência divina a tomar em mãos o seu destino. como dizia Plinio" a ocidente da hispania existe um povo que não se governa nem se deixa governar"


De feira de castro a 27 de Setembro de 2007 às 22:21
São os traços caracteristicos da nossa latinidade.

Boa noite


De AAAAAAAA a 20 de Novembro de 2010 às 20:24
fixoilas .....:::::::::::::::::.......::::::::_:_:_:_::))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))Yçhkdjgjlhbljsdfhgjkfdhludhfkjvvkhjfdbvjdfbv,cb,mxcblvbxmfn fgfdhvdvfffffffffffffffffhmxgxhbbgbhxghdmfsxfbvbvkjhns vdjfkhsvnm,b jhjh dghdjh fbd,dbf nxbdxnkhg ehsgdjf,gsj seh ggs.h g sgsdgfdhvd

estou boe contente

X<u BJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Boa tarde

. Tradicionais Festas em Sa...

. Sr. Presidente devolva o ...

. Festejos do Foral de Cast...

. Por cá....

. Na reserva mas de olho!

. Castromaisverde vai fazer...

. Matemática Politica em Ca...

. Caeiros renuncia ao manda...

. PS adianta trabalho para ...

.arquivos

. Julho 2013

. Agosto 2011

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Julho 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.Visitantes

cocheshoteles nicaraguaClasificadosmascotasteta

.Visitantes Online

online

.Relógio

blogs SAPO

.subscrever feeds